WaveNet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Weydson
Rank de Postagens
Rank de Postagens
Weydson


Número de Mensagens : 990
Idade : 34
Profissão : Internet(designer, blogueiro(a), etc).
Data de inscrição : 30/12/2007

18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho Empty
MensagemAssunto: 18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho   18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho Icon_minitimeQui 18 Set 2008, 13:34

Você esta querrendo colcoar toquinhos Cool no seu celular meio nostálgico mas ele não possui Bluetooth aaa não chore Sad , SEUS PROBLEMAS ACABRAM!!! (de começar).



18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho Imageviewqn9

» Descrição
Com este módulo, que você gastará menos de R$ 10 para montá-lo, você poderá fazer a comunicação do seu PC com outros dispositivos que tenham conexão infravermelha, também chamada de IrDA, como palmtops, notebooks e celulares. Mas, para isto, é necessário que a sua placa-mãe tenha esta interface. Para saber se sua placa-mãe tem ou não esta interface, você deve procurar no manual dela e também na própria placa-mãe por um conector chamado "IR", "IRDA", "IRCON", "SIR", "SIRCON" ou similar. Este conector tem normalmente 4 ou 5 pinos e você precisará do manual para saber o significado de cada pino (+5V, GND, TX e RX), pois a função de cada pino varia de acordo com o modelo de placa-mãe.


Introdução:

Várias placas-mãe têm o hardware necessário para a instalação de um transmissor/receptor infravermelho, sendo necessária apenas a instalação de um módulo contendo o sensor infravermelho. O grande problema, no entanto, é que este módulo não é encontrado facilmente no mercado e, quanto é encontrado, seu custo é muito alto. O colega Alain Gailland criou este módulo e o documento ensinando como montá-lo está em [url=http://www.linux.ime.usp.br/~seiti/shared/ir_interface.pdf]http://www.linux.ime.usp.br/~seiti/shared/ir_interface.pdf[/url]. Qualquer usuário que saiba operar um ferro de solda é capaz de montá-lo. Mas se não souber não se arrisque, não compre um desses ferros de solda de R$1.99 e saia soldando tudo até mesmo os dedos.

Você precisará comprar um LED infravermelho, um foto-diodo infravermelho, dois transistores BC548 (visto de frente, com os terminais voltados para baixo, sua pinagem é coletor, base e emissor), um capacitor de 10 nF, um resistor de 4K7, um resistor de 47 K, um resistor de 15 K, um resistor de 22 ohms e um resistor de 1 K, todos de 1/8 W. Cuidado para não confundir quem é o LED e quem é o foto-diodo, pois eles são muito parecidos. Na hora de comprar, peça para o vendedor identificá-los para você. Peça também ao vendedor para identificar os resistores, caso você não saiba ler o código de cores de resistores.
18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho 5mm_333
<-Led infravermelho->


18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho PNZ334
<-foto diodo infravermelho->

18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho Bc548
<-transistor BC548->

18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho Capr_poliester_cl11_marrom
<-capacitor de 10nf->

As outras peças você sabe como é ou está careca de ver, se você nunca viu uma dessas a não ser no seu carrinho a pilhas que você abriu e não conseguiu fechar PARE AQUI!!


18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho Ir2


Na hora de montar o circuito, o único cuidado especial é fazer com que o transmissor (LED) e receptor (foto-diodo) fiquem perfeitamente alinhados, lado-a-lado, como mostramos na foto do circuito montado.


Após montar o circuito, você deverá ligá-lo ao conector IR da placa-mãe. Veja que no circuito marcamos quatro pontos: Vcc, Gnd, TX e RX. Estes pontos deverão ser ligados aos pontos de mesmo nome no conector IR da placa-mãe.


É importante também que você, no setup da placa-mãe, configure a interface IR a operar em modo full-duplex, para maior desempenho.


Muito bem por hoje é só! Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://wavenet.forumeiros.com
Coimbra
Rank de Postagens
Rank de Postagens
Coimbra


Número de Mensagens : 14
Idade : 32
Profissão : Internet(designer, blogueiro(a), etc).
Data de inscrição : 17/09/2008

18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho Empty
MensagemAssunto: Re: 18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho   18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho Icon_minitimeSex 19 Set 2008, 12:00

post perfeito
Ir para o topo Ir para baixo
 
18/09/2008_Tutorial Construa seu proprio Transmissor/receptor de infravermelho
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Seu próprio site de Wallpapers - Full
» 02/08/2008_Como Criar seu Próprio Servidor de Counter Strike 1.6
» Site de Videos Adulto completo - Tenha o seu proprio Youtube Adulto XD - Script Clone

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
WaveNet :: Downloads Em Geral :: Tutoriais, Cursos e E-books-
Ir para: